terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Contradições da educação brasileira

Após um grande recesso de postagens que provavelmente acarretou numa diminuição da já baixa frequência de visitar ao nosso blog achei uma matéria interessante e que merece ser divulgada no portal de notícias da globo.com

Morador de rua é impedido de fazer matrícula por falta de documento.


É difícil aceitar uma coisa dessas não é? Ao menos pra mim isso não desce pela garganta. Vivemos no país do jeitinho (o tal jeitinho brasileiro). Na educação isso se reflete na compra de vagas em instituições de ensino superior, compra de monografias, de diplomas, na política do papai pagou passou de algumas instituições privadas entre tantas formas de contornar os "problemas" que estejam atrapalhando a vida de alguém.

Mas para isso acontecer existe uma condição indispensável. Influência! Influência que se conquista principalmente com dinheiro algo que, por razões óbvias, um morador de rua não tem.

A vida, por si só, já não oferece muitas oportunidades para esse grupo de pessoas, em especial quando se fala em educação. Os que estudam não tem acesso às boas escolas e, por consequência, à uma boa qualidade de ensino e o rapaz da notícia que, ao ingressar em uma instituição pública de ensino superior rompe com essa barreira é barrado pela ausência de comprovação do ensino fundamental mesmo comprovando que tem ensino médio completo?

Todo mundo sabe que é pré-requisito para cursar o ensino médio a conclusão do fundamental, mesmo que seja em forma de supletivo. O documento que comprova que o rapaz tem ensino médio, portanto, é suficiente para comprovar sua escolaridade e aptidão para ingressar na instituição em que ele conquistou a sua vaga.

Neste caso é nítida a falta de bom senso da instituição com o aluno, mas fica a dúvida se um filhinho de papai receberia o mesmo tratamento nesta situação. Se nesse caso o bom e velho jeitinho brasileiro não apareceria. Fica aqui manifestada minha indignação com a falta de sensibilidade neste caso por parte dos responsáveis e a torcida para que o rapaz consiga reverter a situação ou para que, de posse do documento faltante, consiga novamente sucesso no próximo vestibular e não lhe veja fechadas as oportunidades de prosseguir estudando que levam tantos no nosso país para o caminho da marginalidade e da violência.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br