terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fotografia Digital



Bom, a minha primeira postagem será sobre uma coisa que tenho gostado muito: Fotografia digital. Uma coisa que move a todos atualmente com grande curiosidade, com certeza.

Desde a introdução da Câmera Digital como meio popular de se obter imagens, muita coisa mudou.

A diferença mais gritante é a substituição do filme por um compacto cartão de memória (favoreceu muito o nosso bolso, o cartão de memória possui uma vida útil MUITO maior). A presença de um pequeno monitor trouxe muitas vantagens, mas tirou a pequena emoção de revelar e ver no que deu as fotos.

Em geral, vemos apenas benefícios para o fotografo, o que realmente aconteceu.

O que rola é esbanjar o que temos em nosso beneficio.

Aí vai uma lista com seis clichês fotográficos que encontrei na Internet mesmo (eram 10, mas acho que os seis se enquadram num quadro mais geral)

6. Noturnas de longa exposição
Quem terá sido o primeiro a fotografar o desenho das luzes do carros pelas ruas? Se tivesse patenteado a idéia, seria o homem mais rico do mundo, hoje.

5. Flor
Flores são ótimas para se fotografar. São coloridas, bonitas, e o melhor de tudo, não se mexem! Elas ficam lá quietinhas esperando chegarmos com a câmera. Calculo que, em média, cada flor do planeta já deve ter sido fotografada 45,6 vezes.


4. Bebê
Crianças em geral entram nessa categoria. Crianças correndo atrás de pombas, garotinhas amassando ursinhos e o maior de todos, o bebê rechonchudo cegado pelo flash que o pai orgulhoso dispara na cara dele. Todos fotografam seus filhos, nada de errado com isso. Mas é preciso diferenciar a foto de registro de uma foto com um conteúdo diferenciado, mais elaborado.










3. Pobre em PB
“Se o Sebastião Salgado pode, por que eu não posso? Pobre é que não falta por aí. Vamos capturar o sofrimento do homem, denunciar as condições precárias da vida dessas pessoas. De preferência um mendigo, de longe. Afinal de contas, eu que não vou chegar perto dele com minha câmera de R$ 3000, não é? Vai que é um bandido safado…”









2. Por-do-sol
Seja atrás das montanhas ou atrás da silhueta dos prédios, nada mais fotografável que o sol dando adeus a mais um dia. Se o por do sol é urbano, quanto mais poluída a cidade, melhor. Mais acentuado vai ser o tom avermelhado que a luz adquire, que fica fantástico na foto.









1. Auto-retrato no espelho
Está aí uma seara por qual os grandes e os pequenos se aventuram. Todo fotógrafo já apontou a câmera para o espelho para captar sua própria imagem. Existe até uma discussão muito séria sobre isso. A diferença entre os grandes e os não tão grandes assim é que os primeiros inserem esse tipo de foto dentro de sua própria lógica, no contexto de sua obra e sua linguagem. Já os outros… Bom, os outros, assim que compram uma câmera nova, fazem esse retrato no espelho sujo do armariozinho do banheiro, aparecendo o assento do vaso, a escova de dente gasta e aquele azulejo lindo de 1940, tudo iluminado pela luz marrom típica do recinto. E é claro, a câmera ocupa mais espaço do que o próprio fotógrafo, que faz questão que a marca da mesma seja bem visível. Afinal de contas, meu equipamento me define enquanto fotógrafo.

(em pouco tempo como aspirante a fotografo, já cometo vários clichês)






8 comentários:

jhfcastro disse...

Até que enfim um post seu heim filho? neste ritmo de produção vai ser difícil. HEHEHE. Vou dar uma sugestão pra ele, não sei se você vai gostar. Coloque fotos exemplificando todos os tipos. Ia ficar bonito.

Unknown disse...

De todas eu so fotografei.....sei lá...quase todas..auhauhauhuahua

Unknown disse...

eeehhh...boa,jaum!

Daniel Lopes disse...

se eu soubesse. colocaria. com certeza

Daniel Lopes disse...

hahaha
esse trem é mais chato pra mexer que photoshops

Anônimo disse...

Muito legal o post!
Quanto ao pobre em preto e branco, eu sempre pensei que é pra tornar mais bonita ou poética uma realidade suja, rota e desagradável aos olhos, uma maneira de se retratar algo que ninguém quer ver chamando de arte.
Na exposição, a madame vai olhar praquela foto em preto e branco de um senhor preto comendo um marmitex branco sozinho sentado na calçada e vai dizer: "linda foto, veja como o artista captou a beleza(?) do momento...".
Abraço e parabéns!

Daniel Lopes disse...

Com certeza o Preto e Branco tornam poético qualquer tipo de imagem. Acho que o tom irônico desse tópico é quando expõe o valor de uma câmera contra o questionamento de indole do "sujeito"

João Henrique disse...

Pô Dani. Manda as fotos pra mim que eu ajeito. É chato mesmo. HEHEHE.

 
BlogBlogs.Com.Br