segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

E o melhor do mundo é

Hoje a FIFA divulgou o resultado das eleições para melhor jogador/jogadora de futebol do mundo. Se no feminino, a eleição foi uma barbada, pois nenhuma mulher chega perto da habilidade e da capacidade de decisão da Marta (sem patriotismo, apesar de que a Marta perdeu a grande chance de provar que é decisiva nas Olimpíadas), no masculino vimos a vitória de um jogador que, apesar do recorde de gols na liga inglesa, não foi decisivo nos jogos mais importantes.













Cristiano Ronaldo é muito bom de bola, mas está longe de ser gênio. É impressionante sua capacidade de sumir em jogos importantes. (Vão dizer que isto acontece com todo mundo, mas não é bem assim. Pelé e Garricha, por exemplo, NUNCA perderam jogando juntos pela seleção). Cristiano foi o rei do chutar cachorro morto esse ano. Fez uma péssima Eurocopa, perdeu o pênalti na disputa de penalidades da final da Liga dos Campeões. Nas últimas oportunidades do ano com a seleção e com o Manchester foi figura apagada. Não jogou nada contra o Brasil no jogo em Gama e foi figurante no título Mundial do Manchester. Neste fim de semana, na grande vitória do Manchester sobre o Chelsea, Cristiano Ronaldo foi figurante mais uma vez.

Mas aí vem a outra pergunta. Quem foi melhor que ele? A resposta? Ninguém! Impressionante como o ano foi marcado pela ausência de jogadores decisivos. Alguns caras que já mereceram este rótulo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, por exemplo, passaram longe de decidir alguma coisa o que levou Cristiano Ronaldo, o símbolo de uma equipe vencedora, ao posto de melhor do mundo, coisa que, ao meu ver, ele não é.














O título é merecido justamente por Cristiano ser o símbolo do melhor time do mundo. É curioso isso, mas Cevallos, da LDU, por pouco não foi mais decisivo que ele, fechando o gol na final do Mundial e, se a equipe equatoriana vencesse nos pênaltis como na final da Libertadores seria, sem sombra de dúvida, o jogador mais decisivo do ano. Até Thiago Neves, do Fluminense, se tivesse feito mais um golzinho na final da Libertadores, teria sido mais decisivo que Cristiano.



Claro que nem Thiago Neves nem Cevallos jogam metade do que Cristiano Ronaldo joga, além de que um cara precisa fazer chover para ganhar o prêmio se não jogar na Europa, mas a eleição demonstra que o prêmio não vai pra quem decide, mas pra quem está no lugar certo na hora certa. Se Cristiano Ronaldo estivesse no Real Madrid ano passado, onde tanto briga para ir, podem ter certeza, não estaria entre os 5 melhores do mundo. Cristiano deve o título aos seus companheiros que o salvaram em Moscou na final contra o Chelsea. Este troféu Cristiano, que acredito que será de outro ano que vem, (meu palpite é Messi), é muito para você. Craque, mas amarelão.













Abaixo, a lista com os 10 melhores do mundo, segundo a eleição da FIFA. A Espanha é o país com mais atletas na lista (5). O Barcelona, da Espanha, o time com mais jogadores (4), e a Liga Espanhola a competição nacional que reune o maior número dos escolhidos (6). Abaixo da lista, um vídeo com um golaço pelo campeonato húngaro, já que o tema é futebol (não tenha preconceito e assista). Não achei o vídeo do pênalti perdido por Cristiano Ronaldo contra o Chelsea na final da Liga dos Campeões deste ano. O Youtube parece afim de proteger Cristiano.

1º Cristiano Ronaldo (POR) - Manchester United (ING)

2º Lionel Messi (ARG) - Barcelona (ESP)

3º Fernando Torres (ESP) - Liverpool (ING)

4º Kaká (BRA) - Milan (ITA)

5º Xavi Hernandez (ESP) - Barcelona (ESP)

6º Steven Gerrard (ING) - Liverpool (ING)

7º Samuel Eto'o (CAM) - Barcelona (ESP)

8º Iker Casillas (ESP) - Real Madrid (ESP)

9º Andrés Iniesta (ESP) - Barcelona (ESP)

10º David Villa (ESP) - Valencia (ESP)



3 comentários:

zizo disse...

hauhauhauhau

cara, só o vídeo dava outro post!!!

zaguerão matador!

mas de fato... ele é amarelão, apesar de ter jogaate bem o 2º tempo ontem contra o chelsea... kaká fico mto tempo parado contundido e o Milan não ajudou em NADA na temporada passada... pra mim ano qe vem é do messi!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ele foi o melhor mesmo...e todo mundo teve q engolir esse mala porqueira (ocs foram bem mau com ele no post. Gosto dele naum, mas naum destruo o cara assim. hehehehehehe).
Mas ele eh bom de bola e foi justo.
Dá-lhe Messi ano q vem!

O melhor foi a Marta... na moral... jah eh rainha já!
é indicada desde os 17 anos!!!!
q q oc fazia com 17 anos zizo?
huahauhauuhah

 
BlogBlogs.Com.Br